terça-feira, 29 de outubro de 2013

SOBRADINHO: JOAFRA BAIXA O PREÇO DA PASSAGEM PARA TRÊS REAIS


A empresa  de transporte coletivo  Joafra,  que  faz  a  linha  Juazeiro  a  Sobradinho,  está  comunicando  aos  seus   usuários  que  baixou  o  preço  da  tarifa  para  três  reais. A Tarifa está sendo praticada em caracter temporário a um valor promocional de R$ 3,00. Tarifa única para usuários comuns, estudantes e moradores do salitre.
A Diretoria


Evanildo Souza
Joafra Transportes

SIBELLI FONSECA E O PROGRAMA PALAVRA DE MULHER

Sibelli  Fonseca  uma  jornalista  consagrada  na  região  do  Francisco,  foi  apresentadora  de  telejornal  da  TV  são  Francisco,  passou  pela  Rádio  Independência,  onde  fez  um bom trabalho,  apresentou  também programa na  Rádio  Juazeiro. Atualmente  apresenta  o  programa  palavra  de  mulher  pela  Rádio  Cidade,  das 8h  às 9:30 da  manhã.  Segundo  a  crítica  é   o  melhor  programa  jornalístico  da  região e líder  de  audiência  no horário.   Palavra  de  mulher,  o  seu  mehor  programa  de  Rádio,  com  Sibelli  Fonseca.

PREFEITO DE CASA NOVA DIZ QUE NÃO VAI VOTAR E NEM FAZER CAMPANHA PARA SENADOR

O  prefeito  de  Casa Nova-BA,  Wilson  Cota,  no  dia  25  no Grande  Hotel  de  Juazeiro,  no  encontro  de  prefeitos  do  norte  e  nordeste,  no seu pronunciamento  disse  que  não  votaria  e  nem  apoiaria  senador.  Segundo  o  gestor  de  Casa  Nova,  os  senadores  só  visitam  os  munucípio  na  época  de  leição,  e  nada  mais.  Em  outras  palavras,  eles  não  chegam  junto  com  os  minicípios. Por  outro  lado,  algumas  pessoas  questionaram,  ruim  com  eles(Senadores) pior  sem  eles,  disse  seu  Américo  que  estava  presente  ao  evento. Parece-me,  que  o  prefeito de  Casa  Nova  não tem assessor  de  comunicação para  orientá-lo.  Portanto  o  gestor  de  Casa  Nova  precisa  de  uma  assessoria  competente  para  orientá-lo  numa  horas  dessas,  para  não  falar  o  que  não  deve.

FBC fecha aliança com ex-prefeito de Afrânio (PE) e vereadores que lhe cassaram título


A política dá voltas. E que voltas. Quem não se lembra da declaração do deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PTB), de que iria “até no inferno” para garantir o título de Cidadão Afraniense ao então ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), cassado pela Câmara de Vereadores do município?
Pois bem. O fato aconteceu há pouco mais de três meses. De lá para cá, muita coisa mudou.
Enquanto Adalberto anunciava seu desligamento do grupo político de FBC e ingressava no PTB do senador Armando Monteiro, o ex-ministro conversava com o ex-prefeito de Afrânio (PE), Carlinhos Cavalcanti (foto), e vereadores da oposição – os mesmos que ajudaram a cassar o título ao ex-ministro e que são adversários ferrenhos de Adalberto. A aliança já é dada como certa.

Aécio diz que movimentação do PSB não o assusta


 No mesmo dia em que os peessedebistas Eduardo Campos e Marina Silva começaram a discutir o programa da aliança que firmaram no início do mês, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse, nesta segunda-feira (28), que não se assusta com nada e que é seu partido que pode fazer uma "oposição clara" ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Aécio elogiou a presença do governador Eduardo Campos, presidente do PSB, e da ex-senadora Marina Silva, recém-filiada à legenda socialista, no campo da oposição ao PT. "Ruim seria se estivessem no campo do governo, fortalecendo o governo", afirmou.
"Não tenho dúvida de que quem tem as condições de apresentar
estruturalmente uma proposta de oposição clara, com bases sólidas no país, com discurso absolutamente claro, somos nós. Eu tenho que
acreditar nisso. Não me assusto com absolutamente nada", disse Aécio.  (Da Folha de S.Paulo)

Lula vai cobrar hoje no Congresso a reforma política



 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitará as homenagens que receberá nesta terça-feira, 29, no Congresso Nacional para cobrar dos parlamentares a aprovação de um projeto de reforma política. Em duas décadas de discussões, o Parlamento não conseguiu chegar a um consenso sobre o assunto.
Lula abordará a reforma política em seu discurso na Câmara dos Deputados, onde receberá as medalhas Suprema Distinção (pelos serviços prestados dos chefes de Estado em sua atuação pública) e Assembleia Nacional Constituinte (homenagem aos deputados constituintes). Em aproximadamente 30 minutos de discurso, Lula também exaltará a relação com o Congresso durante seu governo. (De O Estado de S.Paulo)

Pesquisa: Eduardo bate Dilma em Pernambuco

 A um ano das eleições, na primeira pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal LeiaJá, o governador Eduardo Campos ficou à frente da presidente  Dilma nos dois cenários em que foram colocados como candidatos, mas não com larga diferença (33% das intenções de voto contra 30% no cenário 1 e 33% a 28% no cenário 3). Além disso, um “perde e ganha” entre os dois também é apontado nas divisões por regiões do Estado (veja arte).
Nos outros dois cenários da pesquisa, as opções de disputa do PSB e do PT foram trocadas. E as mudanças apresentadas nos resultados se mostraram bastante significativas. Com a ex-senadora Marina Silva entrando na disputa pelo PSB no lugar de Eduardo, Dilma lidera em Pernambuco com folga: 36% das intenções de voto contra 15% no cenário 2. Marina firmou aliança com Eduardo no início do mês, após ver fracassada sua tentativa de viabilizar a Rede Sustentabilidade dentro do prazo para participar das eleições presidenciais de 2014. Desde então vem sendo cogitada para a vice de Eduardo, mas também é lembrada para a cabeça da chapa.
 
Já no cenário 4, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sendo colocado como o candidato do PT no lugar de Dilma, o ex-presidente derrotaria, hoje, o ex-aliado Eduardo Campos no seu próprio Estado, também com uma diferença expressiva: 44% a 25%. E a força de Lula em Pernambuco continua alta: ele lidera, inclusive, a pesquisa espontânea – sem a apresentação de nomes –, com 22% das intenções de votos contra 14% de Dilma e 14% de Eduardo.

JÚLIO LÓSSIO OPOSIÇÃO ISOLADA

De Petrolina, onde faz uma oposição praticamente isolada, o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) condena a PPP do Saneamento, que, no seu entender, será mais perniciosa ao Estado do que a desastrosa operação privada para recuperação da BR-232. “Não há ganho para o Estado”, adverte.

PRESIDENTE DO PPS ROBERTO FREIRE EM CIMA DO MURO



O presidente do PPS, Roberto Freire, esconde o jogo. Diz que não avançou no apoio do partido à candidatura presidencial de Eduardo simplesmente porque uma parte dos pós-comunistas se inclina pelo apoio ao candidato tucano Aécio Neves. Eduardo e Freire tiveram uma longa conversa sobre o cenário nacional no último fim de semana em São Paulo.

BRIGA INTERNA DENTRO DO PT

O PT não está dividido apenas em Pernambuco. A briga pelo controle nacional da legenda é muito maior. Candidato à reeleição, Rui Falcão enfrentará Markus Sokol, Paulo Teixeira, Renato Simões, Serge Goulart e Valter Pomar. Como Dilma e Lula querem manter Falcão, as chances dele emplacar um novo mandato são bem significativas, mas tem muita gente inconformada com o seu jeito stalinista de dirigir o partido.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PEDRO ALCÂNTARA RESSUREIÇÃO OU INFERNO POLÍTICO?

 As especulações sobre o apoio do Prefeito Isaac Carvalho ( PCB), ao ex-Deputado Pedro Alcântara ( PR) que desde o primeiro mandato foi um  dos pioneiros  das duas campanhas políticas e vitórias de Isaac Carvalho,e de Daniel Almeida Deputado Federal. Pedro está tomando as ruas e poderá causar um estremecimento nas hostes políticas do Município, sabe-se que  Alcântara já anunciou na Imprensa regional que poderá ser candidato a Deputado Federal pelo PR, já pediu afastamento da SERIN-Secretaria de Relações Institucionais da Bahia onde ocupava a pasta de Sub-Secretário e veio para Juazeiro, seu domicílio Eleitoral e base política, para assumir a UBS- Unidade Básica de Saúde no programa “ Mais Médicos”, a fim de “tocar” a campanha política de perto. Enquanto isto, sabe-se também de que o Prefeito de Juazeiro já costura as candidaturas de Plácido Alexandre seu ex-cunhado para Deputado Estadual e Daniel Almeida para Deputado Federal. Pergunta-se será que Isaac apoiará Pedro Alcântara? Será que Isaac apoiará os dois, Daniel e Pedro? Ou será que Isaac “ fritará Pedro Alcântara? Só o tempo dirá...E está bem próximo.

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO PTC PREVER RENOVAÇÃO DE 80% NA CÂMARA FEDERAL

 
O pre- candidato a  deputado federal pelo PTC-Messias Aparerecido, prevê uma eleição com renovação na Câmara Federal de 80%. Para o pré candidato a deputado federal pelo PTC, segundo o pedagogo Messias Aparecido, a eleição de 2014 dá sinal de que a renovação alcançará índices já mais visto nas duas casas. O  pedagogo  concorreu em 2006 ao mesmo cargo eletivo, a eleição de 2014 será atípica, as manifestações deverão ter interferência direta, e beneficiar candidatos que nunca tiveram mandato. Por isso a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal poderão receber um grande número de deputados de primeiro mandato.
Messias que sempre se posicionou contra a reeleição, afirma que a renovação dos quadros é uma condição para barrar a corrupção no pais.  Argumentou   que não concorreria a  reeleição para o mesmo cargo.  Afirmou categoricamente que não tentaria outro cargo.

DIA 28 DE OUTUBRO: Uma homenagem do Prefeito Luiz Vicente Berti a todos os Servidores Públicos de Sobradinho-BA.


O sucesso de uma comunidade não é fruto apenas de uma única pessoa. É sobretudo, a soma de um conjunto de esforços que se unem para promover o bem comum. O desenvolvimento de uma cidade passa necessariamente pelas dedicadas e prodigiosas mãos e mentes dos servidores públicos. A dádiva do serviço público é um sublime chamado para o bem servir. Até porque, como imagem e semelhança de Deus Pai todo Poderoso, o ser humano deve compreender a importância do Servir. Pois servindo nosso semelhante, serviremos a nós mesmos e construiremos um mundo melhor. Feliz é a cidade que conta com servidores públicos motivados, empenhados, dedicados, capacitados e vocacionados em dar o seu melhor para o avanço do município. A cidade de Sobradinho tem orgulho dos seus servidores públicos (federais, estaduais e principalmente municipais). A gestão moderna, inovadora, decente, transparente e eficiente, que propomos e acreditamos, inevitavelmente passará pela competência e boa vontade de servir, que há em cada um Servidor Público de nossa querida cidade. Para tanto, é necessário criar uma ambiência de estímulo e satisfação, no intuito de potencializar o desejo de servir e servir bem.
O Servidor como o maior patrimônio da administração pública, entre outras coisas, precisa ter a garantia constitucional de receber o seu salário, precisa ter a certeza de recebê-lo em dias, precisa participar ativamente dos rumos da gestão e principalmente precisa acreditar e fazer brotar do seu interior um sentimento de envolvimento com a cidade e com a administração pública. No entanto, em virtude da gestão anterior, fomos confrontados por grandes desafios, inúmeros problemas e muitas dificuldades, e isso nos fez adiar o sonho de muitos, por um breve tempo, e optamos em pagar os salários de dezembro, décimo terceiro e demais vantagens referentes a 2012. Por compreender que o precioso suor dos servidores e servidoras públicas devem ser honrados. Contudo, aprendemos através da boa convivência com todos vocês, servidores públicos, que os desafios existem para serem vencidos, problemas para serem resolvidos e dificuldades para serem superadas.
E na certeza de que o servidor público representa a parte mais importante na administração pública, pois ajuda a conduzir e concretizar o sonho de todo um povo, é que decidimos corajosamente estabelecer essa meta prioritária: honrar os servidores municipais. Oportunizamos momentos de reflexão de sua prática, mediante participação de encontros e acreditamos que o respeito ao Servidor é irreal, quando não se efetua o devido valor pela sua dedicação e pelo seu tão precioso suor. Certamente o cenário não era favorável, pois em situação de crise, os municípios foram afetados por sucessivas quedas no repasse de FPM, bem como outras significantes restrições financeiras; o sonho da população de ver a ampliação dos serviços públicos é legítimo e real, entretanto, ao analisar nossa consciência em Deus, concluímos: fizemos o que era certo.Assim, vamos em frente trabalhando juntos com dignidade e honradez, por isso é que estamos inovando o modelo de gestão praticada ao longo do tempo, implantando medidas que assegurem a saúde da gestão, através da garantia dos serviços públicos e da dignidade daqueles que aprenderam servir, servindo. PARABÉNS A TODOS SERVIDORES PÚBLICOS


Luiz Vicente Berti/Prefeito

TUDO INDICA QUE ZÓ LEVOU UM CANTO DE CARROCERIA DOS SEUS ALIADOS

O  vereador  Zó  foi   o  principal  articulador  para  que  Isaac  Carvalho  aderisse  a  política,  porque  havia  necessidade  de  renovar  os políticos  em  Juazeiro.  Primeiro passo,  filiar  ao  PCdoB partido  do  vereador, um  empresário  que  não era  conhecido  no  meio político,  aconteceram  várias  articuticilações  no  sentindo  de  colocar o  nome de  Isaac  nas  ruas  levando  a  proposta  para  população  que  Isaac  seria  o  melhor nome  para administrar  Juazeiro.  O  partido  foi  pra  ruas  juntamente  com  admiradores  e  correligionários,  uma  campanha  milionária,  contra  a  reeleição  de  Misael  e  a  candidatura  de  Joseph  Bandeira.  Isaac  Carvalho  foi  o  vendedor,  derrotou  Misael  e  Bandeira.  Tendo  Zó  como  peça  principal  do êxito  de  Isaac  na  política,  apesar  de Isaac está  em  maus  lençois  na opinião da  marioria  dos  Juazeirenses,  está  fazendo  uma  péssima  administração.  Zó  naturalmente  esperava  que  o  prefeito  o  apoiasse  para  deputado estadual, o  que  não aconteceu. Isaac  e  Daniel  Almeida,  vão  apoiar  para  deputado estadual  o  empresário  Plácido,  e mais uma  vez  o  vereador  Zó  toma  um  canto de  carroceria, coisas  da  política.

Final de semana em Petrolina marcado pela violência


violencia

Os números de ocorrências policiais marcaram o último final de semana em Petrolina. Além de dois homicídios e uma tentativa, também foram registrados vários casos de agressões a mulheres.
Um dos homicídios ocorreu na Vila Débora, zona norte da cidade. Segundo boletim do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a vítima (do sexo masculino) foi assassinada com quatro tiros de pistola 9 milímetros. Dois dos disparos atingiram o rosto, e outros dois o ombro da vítima. O acusado pelo crime, que estaria relacionado a agiotagem, não foi identificado.
O outro homicídio aconteceu no N-11 do perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, nas primeiras horas de ontem (27). As informações dão conta de que um homem foi alvejado com um tiro de espingarda calibre 12 em sua própria residência.
Segundo a viúva da vítima, momentos antes do crime ela chegou a ouvir latidos do cachorro. De imediato abriu a porta e viu o marido caído no chão. Também contou aos policiais que deu para perceber uma pessoa encapuzada, fugindo. Ela disse que seu marido pretendia ir embora da cidade por se sentir ameaçado devido ao fato de ter tentando matar alguém em Parnamirim (PE), no Sertão Central. A polícia continua as diligências para prender o responsável – ou responsáveis – pelo crime.
Uma pessoa também ficou ferida após sofrer uma tentativa de homicídio na Vila Cajuína, zona norte. A vítima – que foi alvejada com vários tiros de armas de fogo, mas sobreviveu – conseguiu chegar a um posto de combustíveis na BR-428, onde foi socorrida por uma equipe do Samu. Segundo informações, o acusado atende pelo nome de Romão.
Mulheres
A violência contra mulheres também movimentou os plantões. No primeiro caso, um homem foi preso no José e Maria, também na zona norte, após agredir fisicamente a companheira. Já no Loteamento Padre Cícero, o acusado agrediu a parceira com um gargalo de garrafa e também foi detido.
No São Gonçalo, zona oeste, a polícia foi acionada pela esposa do acusado, que a ameaçou verbalmente. No bairro São Joaquim, zona norte, o acusado foi detido após agredir a companheira com murros no olho, nas costas e nos braços. Caso parecido foi registrado no Porto da Ilha, área ribeirinha. Segundo informações, o companheiro da vítima a agrediu com socos e pontapés. Todos os casos foram registrados na 1ª delegacia de Polícia Civil do bairro Ouro Preto.

Prefeitos do Território do São Francisco vão realizar mais dois manifestos


Em apoio ao movimento SOS Municípios que reivindica aumento de 2% nos repasses da União e a aprovação do Pacto Federativo, os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), formado pelos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Uauá, Remanso, Curaçá, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé, Canudos e Campo Alegre de Lurdes v]ao realizar mais duas manifestações ainda este ano: uma no próximo dia 12 de novembro e outra no dia 9 de dezembro em Brasília na tentativa de que as manifestações dos gestores municipais pela aprovação da PEC 39 sejam atendidas pelo Congresso. (Fonte:  Geraldo José)

PSB e Rede vão criticar política "que distribui feudos"



A crítica ao presidencialismo de coalizão será um dos temas que pautarão as discussões do primeiro encontro programático da aliança PSB-Rede, marcado para esta segunda-feira (28), em São Paulo. Documento elaborado em conjunto por integrantes das duas agremiações, com o objetivo de nortear o debate, aponta para a falência de um modelo baseado em "distribuição de feudos" no governo e para a necessidade de se pensar novas formas de fazer política no país.

"É necessária mudança profunda do sistema político para permitir a emergência de outro modelo de governabilidade, cujos alinhamentos se deem em torno de afinidades programáticas e não em torno de distribuição de feudos dentro do próprio Estado, do desmantelamento da gestão pública e do uso caótico, perdulário e dispersivo do orçamento nacional", diz trecho do documento.

A ex-ministra Marina Silva tem mantido um discurso duro em relação ao que define como a prática de lotear cargos em troca de apoio no Congresso Nacional. Segundo ela, é possível governar o país sem uma base de apoio formada nos moldes políticos tradicionais, desde que haja o apoio da população.

Após a aliança formalizada no último dia 5 de outubro, o governador Eduardo Campos incorporou o discurso de Marina e também tem atacado o modelo de distribuição de cargos a aliados políticos. Na prática, porém, o Governo de Pernambuco abriga 14 partidos em sua base e não viu problemas em colocar na sua administração pessoas que o ajudaram nas eleições de 2006 e 2010.

O PSB também fazia parte da base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) até meados de setembro e só decidiu entregar os cargos para poder articular, com menos constrangimento, a candidatura própria ao Palácio do Planalto.

De acordo com o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, um dos responsáveis por preparar o documento que será apresentado na reunião de hoje, a forma de conquistar a maioria para poder governar, por meio da distribuição de cargos a aliados, é um problema de todos os governos, que tem de ser amplamente discutido com a sociedade. "Para mudar isso, é preciso fazer uma reforma política de verdade", defende.
Bazileu Margarido, membro da executiva nacional da Rede, explica que o documento tem um caráter preliminar e será entregue aos cerca de 120 participantes para servir como ponto de partida para o debate. Além de pregar mudanças no sistema político, o texto destacará outros dois temas: a necessidade de o país avançar nas conquistas econômicas e sociais e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O líder do PSB na Câmara Federal, deputado Beto Albuquerque (RS), afirma que o principal objetivo do encontro é traçar um panorama de quais desafios precisam ser enfrentados. "O principal deles é como fazer o Brasil voltar a crescer...", opina, e, como para mostrar que já assimilou o discurso da Rede, completa: "De maneira sustentável".

O tom do documento deve repetir o do discurso que Eduardo e Marina têm adotado: o de que é preciso dar início a um novo ciclo na política, sem abrir mão da estabilidade econômica criada por Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e da inclusão social iniciada por Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Justiça proíbe cargos comissionados nos Correios

A Justiça do Trabalho proibiu os Correios de contratar servidores sem concurso e analisa pedido do Ministério Público para que pessoas já contratadas nessas condições sejam demitidas do quadro de funcionários. Em julho de 2011, ano em que o Partido dos Trabalhadores assumiu o controle dos Correios, o estatuto da empresa pública foi alterado para permitir o loteamento de cargos.

A mudança no estatuto permitiu ao presidente da empresa e a cada um dos oito vice-presidentes contratarem duas pessoas cada um sem concurso público, num total de 18 cargos de confiança.

O Ministério Público do Trabalho obteve a decisão, em caráter liminar, após ingressar com ação na Justiça por considerar que as vagas não poderiam ser criadas sem autorização do Congresso Nacional e que esses postos deveriam ser preenchidos por pessoas concursadas. "A Justiça tem entendido que não existe emprego em comissão. Ganha a sociedade, que não fica na mão de meia dúzia de apadrinhados. Normalmente não são pessoas comprometidas com o interesse público", justificou a procuradora Ludmila Reis Brito Lopes.

Na última quinta-feira (24), a procuradora recebeu representantes dos Correios, que apresentaram justificativas para as contratações sem concurso. Contudo, não houve acordo entre as partes. De acordo com o gabinete da juíza Odélia França Noleto, o caso deve ir a julgamento no próximo dia 22 de novembro.

O POVO COM A BOCA NO TROMBONE

Amigo  Chico  Ferreira,  sou  leitora  do  seu  blog,  e  sei  da  sua  capacidade  como  profissional  da  imprensa.  Gostaria  que  você   publicasse  no  seu  blog,  o  mico  que o radialista Valtermário pegou,  quando  fez  perguntas  inoportunas  ao  prefeito  Isaac  Carvalho  ele  tomou uma  grande  vaia,  e  você  não  postou  no  seu  blog.  Para que  o  seu  veículo  de  comunicação  continui  com  credibilidade,  gostaria  que  você  postasse  a  respeito  da  vaia  que  o  radialista  tomou. Obrigada,  Maria  Auxiliadora.

MPF DENÚNCIA O EX-PREFEITO DE PILÃO ARCADO ROBERTO MARTINS POR ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA


O Ministério Público Federal denunciou o ex-Prefeito de Pilão Arcado Roberto Alves Martins por ter faltado com as prestações de contas do dinheiro da Educação referentes aos anos de 2007 e 2008, causando segundo o MPF grande prejuízo ao município, e prejudicando de forma crucial o desenvolvimento da Educação no município e prejuízo aos estudantes do município.
Leia a íntegra da decisão do MPF aqui.

PEDRO ALCÂNTARA RESSUREIÇÃO OU INFERNO POLÍTICO?

 As especulações sobre o apoio do Prefeito Isaac Carvalho ( PCB), ao ex-Deputado Pedro Alcântara ( PR) que desde o primeiro mandato foi um  dos pioneiros  das duas campanhas políticas e vitórias de Isaac Carvalho,e de Daniel Almeida Deputado Federal. Pedro está tomando as ruas e poderá causar um estremecimento nas hostes políticas do Município, sabe-se que  Alcântara já anunciou na Imprensa regional que poderá ser candidato a Deputado Federal pelo PR, já pediu afastamento da SERIN-Secretaria de Relações Institucionais da Bahia onde ocupava a pasta de Sub-Secretário e veio para Juazeiro, seu domicílio Eleitoral e base política, para assumir a UBS- Unidade Básica de Saúde no programa “ Mais Médicos”, a fim de “tocar” a campanha política de perto. Enquanto isto, sabe-se também de que o Prefeito de Juazeiro já costura as candidaturas de Plácido Alexandre seu ex-cunhado para Deputado Estadual e Daniel Almeida para Deputado Federal. Pergunta-se será que Isaac apoiará Pedro Alcântara? Será que Isaac apoiará os dois, Daniel e Pedro? Ou será que Isaac “ fritará Pedro Alcântara? Só o tempo dirá...E está bem próximo.

PSB-Rede vão afagar PT e PSDB, depois batem nos dois


 Apesar de reconhecer avanços em gestões do PSDB e do PT, o documento que PSB e Rede apresentam hoje para balizar sua discussão programática apontará falhas específicas dos dois partidos no comando do país. O texto destaca que o modelo econômico que resultou dos últimos governos dá 'respostas superficiais' às questões nacionais e privilegia determinados setores em detrimento de outros, sem critérios claros. (Da Folha de S.Paulo)

IBOPE FAZ CONTRATO MILIONÁRIO COM PT E ADUTERA RESULTADO DE PESQUISA



Eduardo e Marina têm, hoje, o primeiro encontro em São Paulo para afinar a viola em relação ao programa de governo. Candidato do PSB ao Planalto, o governador pernambucano atraiu a ex-senadora com a promessa de absorver os dogmas da sustentabilidade, que passam pelo basta ao desmatamento do pulmão verde da Amazônia à recuperação da fauna e flora da caatinga.
Marina é ambientalista, Eduardo desenvolvimentista. Há muitos projetos que levam ao desenvolvimento do País que, teoricamente, na visão de Marina, comprometem o meio-ambiente.
No Ministério de Lula, a ex-senadora brigou com Deus e o mundo, enfrentou a ira do agronegócio, feriu os capitalistas selvagens aplicando com rigor o código florestal.
Impaciente, Lula deu cartão vermelho à marcação cerrada de Marina aos depredadores, aos desenvolvimentistas antipreservação. O socialismo desenvolvimentista, partindo do laboratório de ensaio em Pernambuco, é palatável ao estômago de Marina?
Eduardo e Marina têm também seus xiitas. Os de Marina já levaram Eduardo escantear o ruralista-desenvolvimentista Ronaldo Caiado, fundador da conservadora UDR. Tempos bicudos na relação conflituosa PSB-Rede virão pela frente.
Até onde Eduardo pode avançar em ganhos eleitorais, atraindo apoios e votos? Eleição é soma, que não rima com subtração. Marina e seus ortodoxos fundamentalistas já sinalizaram que sim, porque a família Bornhausen, de Santa Catarina, foi absorvida sem restrições, diferente de Caiado.
Mas a discussão, hoje em São Paulo, estará restrita apenas às teorias programáticas de governo. O pragmatismo eleitoral é uma segunda etapa a ser construída posteriormente.
ESCONDENDO O JOGO– Cascavilhando na internet, o publicitário José Nivaldo Júnior, da Makplan, descobriu que o Datafolha, não se sabe por quais motivos, escondeu os cenários de avaliação de chapas para o segundo turno. Com a chapa Dilma-Temer frente a Eduardo-Marina, a presidente teria 46% contra 37%. Com Marina na cabeça, o placar seria de empate técnico: 44% a 42%. É por essas e outras que o Governo fez um contrato milionário com o Ibope.

domingo, 27 de outubro de 2013

TUDO INDICA QUE ZÓ LEVOU UM CANTO DE CARROCERIA DOS SEUS ALIADOS

O  vereador  Zó  foi   o  principal  articulador  para  que  Isaac  Carvalho  aderisse  a  política,  porque  havia  necessidade  de  renovar  os políticos  em  Juazeiro.  Primeiro passo,  filiar  ao  PCdoB partido  do  vereador, um  empresário  que  não era  conhecido  no  meio político,  aconteceram  várias  articuticilações  no  sentindo  de  colocar o  nome de  Isaac  nas  ruas  levando  a  proposta  para  população  que  Isaac  seria  o  melhor nome  para administrar  Juazeiro.  O  partido  foi  pra  ruas  juntamente  com  admiradores  e  correligionários,  uma  campanha  milionária,  contra  a  reeleição  de  Misael  e  a  candidatura  de  Joseph  Bandeira.  Isaac  Carvalho  foi  o  vendedor,  derrotou  Misael  e  Bandeira.  Tendo  Zó  como  peça  principal  do êxito  de  Isaac  na  política,  apesar  de Isaac está  em  maus  lençois  na opinião da  marioria  dos  Juazeirenses,  está  fazendo  uma  péssima  administração.  Zó  naturalmente  esperava  que  o  prefeito  o  apoiasse  para  deputado estadual, o  que  não aconteceu. Isaac  e  Daniel  Almeida,  vão  apoiar  para  deputado estadual  o  empresário  Plácido,  e mais uma  vez  o  vereador  Zó  toma  um  canto de  carroceria, coisas  da  política.

''O Ibope distorceu pesquisa'', diz Cunha Lima


Edição 247/Fotos: Divulgação:
senador
Cunha Lima, Aécio e Carlos Augusto Motenegro(Ibope)
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), braço direito do tucano Aécio Neves (PSDB-MG), e um dos coordenadores da sua campanha presidencial, pretende intensificar a guerra com o Ibope, instituto de pesquisas comandado por Carlos Augusto Montenegro. Nos próximos dias, Cunha Lima apresentará um projeto de lei para proibir que pesquisas de institutos que vendem seus levantamentos para governos e partidos sejam divulgadas em meios de comunicação. 
'Há um claro conflito de interesses', diz Cunha Lima. Segundo ele, esse seria o caso do Ibope, que tem contratos com o PT e cuja pesquisa foi divulgada na última quinta-feira, mostrando a presidente Dilma Rousseff com 41%, o senador Aécio Neves com 14% e o governador pernambucano com 10%. Nas pesquisas anteriores, da Vox Populi, e do Datafolha, Aécio teve 21% e 20%. 'Nada justifica a queda apontada pelo Ibope', diz Cunha Lima.
''Basicamente, queremos adotar o modelo americano. Instituto que faz pesquisa para partidos e governos não pode fazer para meios de comunicação. Não é nada contra o Ibope ou contra os institutos, mas uma ação para evitar conflitos de interesses'', diz o senador.
Segundo ainda Cunha Lima, ''o Ibope, pelas informações de mercado, tem contratos importantes com o PT. Isso cria uma distorção. E essa pesquisa não tem justificativa técnica. Dias antes, o Datafolha e o Vox Populi deram 21% e 20% para o senador Aécio. Nada justifica essa queda para 14%''.  Ainda na opinião de Cunha Lima ''o modelo do Datafolha me parece ser o mais ético. O instituto não faz pesquisa para partidos e governos, mas só para o grupo Folha. Se nós, do PSDB, tentarmos contratar uma pesquisa Datafolha não vamos conseguir.''  (Do portal BR247)

sábado, 26 de outubro de 2013

Padrão de qualidade marineiro




Depois do deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO), chegou a vez dos trabalhistas. O PDT, que vinha conversando com Eduardo Campos (PSB), está irritado com recentes declarações de Marina Silva país afora.
 Ela tem rejeitado o apoio dos pedetistas, dizendo que não representam o novo. “Não vejo como falar de nova política com o que foi feito com o PDT no plano nacional. Denúncias de corrupção que estão aí sendo investigadas”, diz Marina.
Áudios de entrevistas estão circulando entre os trabalhistas. Ela só dá salvo-conduto ao senador Cristovam Buarque e ao deputado Reguffe, ambos de Brasília. O presidente do PDT, Carlos Lupi, está irado. (O Globo)

Dilma solidária a coronel agredido em manifestação


A presidente Dilma Rousseff usou sua conta no microblog Twitter neste sábado (26) para prestar solidariedade ao coronel Reynaldo Simões Rossi, agredido em confusão após protesto em São Paulo na noite de sexta.
Rossi, comandante do policiamento da área Centro da capital paulista, teve a clavícula quebrada em agressão cometida por um grupo de black blocs. A manifestação, que começou pacífica, ocorreu em frente ao Teatro Municipal. O ato reivindicava tarifa zero no transportes públicos e a volta de linhas de ônibus extintas na periferia
'Presto minha solidariedade ao coronel da PM Reynaldo Simões Rossi, agredido covardemente ontem por um grupo de black blocs em SP', escreveu a presidente.
'Agredir e depredar não fazem parte da liberdade de manifestação. Pelo contrário. São barbáries antidemocráticas. A violência cassa o direito de quem quer se manifestar livremente. Violência deve ser coibida', completou Dilma. Continue lendo mais aqui (Do Portal G1)

PT testa força de Lula como candidato e cabo eleitoral


 A cúpula do PT encomendou um lote de pesquisas nas quais testa o potencial de transferência de votos do ex-presidente Lula nos palanques em favor de candidatos petistas e também de partidos aliados aos governos estaduais.
A estratégia consiste em pôr Lula para atuar como "facilitador" dos acordos onde o PT tiver de abrir mão da candidatura própria para outras legendas, como o PMDB e o PTB, em nome da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Candidatos do PT aos governos também chegaram a fazer, por conta própria, simulações em que Lula aparece como presidenciável em 2014, embora Dilma esteja em campanha. O fato provocou mal-estar no Planalto. Em Minas, diz o presidente do PT, Reginaldo Lopes, levantamento feito em setembro aponta Lula com 55% e Dilma com 39%.  (O Estado de S.Paulo)

Serra marca de perto: não desiste da candidatura



 Abandonada que foi a proposta para realização de uma prévia entre os tucanos para a escolha de seu candidato presidencial, e diante do controle que Aécio Neves exerce na direção nacional do PSDB, lança-se José Serra em campanha. Argumentando que nas consultas do Ibope e da Datafolha ele dispõe de números superiores aos do ex-governador de Minas, o ex-governador de São Paulo acredita poder conquistar a candidatura, a ser definida numa convenção nacional dos tucanos.
Um sinal capaz de definir as tendências será a fixação da data dessa importante reunião: em março ou depois, até julho? Em São Paulo, em Minas ou em Brasília?  (Carlos Chagas)

RADIALISTA FAZ PERGUNTA A PREFEITO DE JUAZEIRO E O DEIXA IRRITADO

O  radialista  da  Rádio  Cidade Valtermário Pimentel, que  se  fez  presente  ao  encontro  de  prefeito  nessta  quinta-feira  (25)  no  Hotel  do  Grande  Rio, em  Juazeiro,  fez  duas  perguntas  ao  prefeito  de  Juazeiro, que o  povo  gostaria  de  favê-lo.  O  radista  perguntou  que  os  municípios  estão  passando por  essas  dificuldades  todas  e porque  os  prefeitos  estão  apoiando  a  reeleição  da  presidente  Dilma?.  E  a  outra  pergunta  foi  referente  a  políticos  fichas-sujas  que  foram  contratos  pelo  gestor  com  salários  exorbitantes  inclusive ex-prefeitos. Isaac  ficou  titubiando  e  não  respondeu,  mas  disse que  contratou  de  acordo  com  necessidade,  e  o  valor  dos  salários  está  no  portal  da  transparência,  resposta  que  não  conveceu  aos  profissionais  da  comunicação.  
Segundo  o  radialista  Valtermário  Pimentel,  não  tem  nada  contra  o  gestor, no  que  diz  respeito   as  perguntas  que  foram  feitas ao  prefeito,  é  o  que muita gente  gostaria  de  perguntá-lo,  concluiu.

CHICO FERREIRA TRÊS VEREADORES DE SOBRADINHO E RONALDO DA SAÚDE

Os  vereadores  Cleivinho,  Jarques  Canturil  e  Gerônimo estavam  presentes  ao  encontro  de  prefeitos  do  Norte  e  Nordeste da  Bahia.  Os prefeitos  reclamaram  da  situação  em que  encontram-se  os  municípios  brasileiros.  O  prefeito  de  Sobradinho  Luiz  Vicente teve  um  grande  destaque,  altamente  competente  em  dá as  respostas na  entrevista.
Vicente  fez  vários questiomentos  e  passou  para  imprensa a  responsabilidade  de  divulgar  para  população  essas  dificuldades que  os  municípios  baianos e  brasileiros estão enfrentando.  Na opinião  do prefeito de  Casa  Nova,  Wilson Cota,  os  senadores  são  omissos,  só  vêm  aos  município  pedir  voto  e  nada  mais,  e  foi  mais  londe  disse  que  não  votaria  em  senador. (Foto  na  esquerda,  Ronaldo  da  saúde, os  outros  são: os  vereadores,  Gerônimo, Cleivinho, o  radialista Chico  Ferreira  e  o  vereador  Canturil)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Comissão de Regularização requisita documentos

A quarta reunião da Comissão Especial Provisória de Regularização Fundiária, que aconteceu
na tarde desta quinta-feira no plenário da Câmara de Vereadores de Juazeiro foi avaliada como
“positiva” pelos participantes.
Estiveram presentes os vereadores Justiniano Felix (Tiano do PT), Antônio Caffé (Caffé do
PROS), Amilton Ferreira (DEM), Benedito Marques (Bené do PSDB) e Damião Medrado

(PSD) e a advogada Mércia Lima do setor jurídico da Câmara, além da arquiteta Neide Dias,
representando a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública.
Estiveram ainda, prestando depoimento e fornecendo informações sobre liberação de
terrenos para construção, ocupação irregulares e desocupação de áreas, representantes de
associações e pessoas envolvidas em problemas de regularização fundiária.
A Comissão requisitou documentação de loteamentos aprovados pela prefeitura e não
registrados, áreas liberadas após termo de ajustamento de conduta, o encaminhamento
da regularização de áreas pertencentes à Diocese, concedendo 15 dias de prazo para a
apresentação da documentação.
Para o vereador Damião Medrado, interessado na solução do problema causado pela
ocupação de um terreno na comunidade que representa a Comissão “começa a traçar um
perfil da ocupação das áreas urbanas na cidade de Juazeiro e deve apresentar resultados em
breve”, salientando que “as discussões devem ser acompanhadas pela sociedade civil, para
que os resultados e as providências não sejam depois questionadas. Nossa intenção, enquanto
vereador, é fazer o melhor em favor das comunidades, mas, precisamos da participação,da
opinião e de ouvir os interessados”.
No mesmo sentido o Presidente da Comissão, o vereador Tiano renovou o convite aos
interessados “e principalmente aos que se sentem prejudicados”, a participarem das reuniões:
“A Comissão irá propor encaminhamentos, em todas as esferas. Então a oportunidade de
discutir e opinar é agora”.
A Comissão volta a reunir-se na próxima semana.

PROCESSO QUE VAI DEFINIR A VIDA POLÍTICA DE ISAAC CARVALHO JÁ TEM RELATOR

Segundo  o  coordenador    estadual  do  comitê  eleitoral  contra  a  corrupção pela  ética  e  dignidade na  política  David  Lima, disse  de  que  o  processo  de  número   9956 de  2012  que  vai  definir  o  destino  político  do prefeito  Isaac  Carvalho  já  tem  relator,  trata-se  do  Dr.  Cássio  Miranda,  argumentou  David  Lima,  a  qualquer  momento poderá  acontecer o  deslinde. Na  opinião do  coordenador,  a  qualquel   instante  o  prefeito  de  Juazeiro  Isaac  Carvalho  poderá  ser  afastado  de  maneira  definitiva  do  cargo,  em  outras  palavras,  o  prefeito  está  na  corda  bamba,  e  vai  cair,  finalizou  David  Lima

PARA AUMENTAR ARRECADAÇÃO PREFEITOS AMEAÇAM NÃO VOTAR EM DEPUTADOS E SENADORES NO PRÓXIMO ANO


Com a presença de nove dos dez prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) aconteceu na manhã desta sexta-feira (25) no Salão de Convenções do Grande Hotel de Juazeiro uma coletiva para explicar a adesão à paralisação de atividades administrativas proposta pela União dos Municípios da Bahia (UPB), dentro do Movimento SOS Municípios.
Participaram do ato os prefeitos de Juazeiro Isaac Carvalho, Sobradinho, presidente do Constesf, Luiz Vicente; Pilão Arcado, João Ubiratan; Remanso, Celso Souza; Curaçá Carlinhos Brandão; Uauá, Olímpio Cardoso Filho; Sento-Sé, Ednaldo Barros; Canudos, Genaro  Rabelo e de Casa Nova, Wilson Cota. A única ausência foi da prefeita de Campo Alegre de Lourdes, Delaneide Borges. que justificou por conta de agenda definida anteriormente.
A totalidade dos gestores alegou dificuldades para garantir a governabilidade dada a redução dos repasses pela União, especialmente o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
A paralisação foi uma decisão tomada em reunião com a diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) e presidentes de consórcios intermunicipais promovida pela UPB, no dia 09 de outubro, com a autorização da maioria dos prefeitos. Na reunião ficou estabelecido que os prefeitos baianos fechariam as portas das prefeituras nesta sexta para mostrar a população a situação de crise dos municípios.
"Com o aumento do salário mínimo, do piso salarial dos professores e a queda nas receitas municipais as prefeituras não têm como manter em dia a folha de pagamento. Os recursos diminuem e as despesas crescem", argumentou o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho.
"O Governo Federal cria programas, mas quem mantém são as prefeituras. Não se trata de nenhuma manifestação contra o governo federal ou do Estado, mas a favor dos municípios, afinal as pessoas residem nas cidades e as demandas estão nos municípios", explicou Luiz Vicente de Sobradinho.
Os discursos mais contundentes foram proferidos pelos prefeitos de Uauá, Olímpio Cardoso Filho e de Casa Nova, Wilson Cota. Em tom de ameaça o Chefe do Executivo de Uauá se manifestou. "O deputado ou Senador que ficar contra os municípios não terá o nosso apoio, essa é a resposta que devemos dar para quem não nos apoiar", defendeu.
O prefeito de Casa Nova foi mais além. "Eu já esqueci essa história de votar em Senador, afinal eles derrubaram o projeto que iria favorecer os municípios da região por conta da seca. Eu particularmente não votarei em Senador no próximo ano", declarou.
Unidos, os prefeitos estão reivindicando um aumento de 2% nos repasses da União. Segundo os manifestantes a União fica com 70% do arrecadado, os estados com 22%, enquanto os municípios recebem apenas 8%. "Estou no terceiro mandato de prefeito de Sento-Sé e seu eu soubesse que este ano seria dessa forma, com a redução da receita, por certo não teria me candidatado à reeleição", enfatizou Ednaldo Barros de Sento-Sé.
A paralisação está acontecendo nos municípios da Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Cubano na propaganda do PT pode ser crime eleitoral

 Advogados apontam que pode haver crime eleitoral na propaganda partidária do PT, exibida ontem, que apresentou o depoimento de um médico cubano para promover o Mais Médicos, diz Vera Magalhães, na Folha de S.Paulo desta sexta-feira. Oberva a colunista que o Código Eleitoral veda expressamente a participação de estrangeiros em 'atos de propaganda'. A pena prevista é de até seis meses de detenção e pagamento de multa.

Dilma cobra Gleisi: ''Vai deixar o galeguinho solto?'


 Olhando para trás, muita gente no Planalto entende hoje algumas insistências da presidente Dilma. Quando o governador Eduardo Campos ainda era aliado do Planalto, Gleisi Hoffmann não queria ir ao Congresso falar sobre a lei de portos. Achava que isso deveria ser tarefa do então ministro da área, Leônidas Cristino. Dilma, então, mandou e soltou essa: ''Tem que ir. Vai deixar o Galeguinho solto?''.
A história quem conta é Denise Rotherburg, na coluna de hoje no Correio Braziliense, falando de um personagem citado por Dilma (o Galeguinho) que a colunista  está quase popularizando. A propósito, informa ainda a jornalista que, integrantes do partido virtual da ex-senadora Marina Silva têm dito que ela, ao seguir para o PSB, fez tudo o que não pregou: decidiu praticamente sozinha, não consultou a Rede Sustentabilidade. Para alguns, foi ainda mais pragmática que o PMDB. Isso estará presente nos bastidores da reunião de segunda-feira, em São Paulo, quando representantes dos socialistas e dos integrantes da Rede vão formatar o programa. 

CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRADINHO SE REUNIU QUINTA-FEIRA (24)

A  câmara  municipal  de  Sobradinho  se  reuniu  quinta-feira (24),  para  dá  proseguimento  a  leitura    do projeto  do executivo  plano  Pluranual  para  o  período  de  2014  a  2017.
Os  trabalhos  foram  abertos  pelo  presidente  do  legislativo,  Gabriel  Gomes de Farias (Gabriel  Lustosa)  com  a presença  de todos  os  vereadores  a  exemplo de  Manoel  Messias,  líder  da  oposição,  e  os  vereadores  da  bancada  do  governo:  Canturil,  Cleivinho,  Gerônimo  e  outros.
O  presidente  do  legislativo  Gabriel  Lustosa  vem  desempenhando  um  trabalho  à  frente  da  instituição,  com  muita  austeridade. Os  vereadores  Manoel  Messias,  lider  da oposição,  Cleivinho, Canturil,  Gerônimo  da  bancada  do  governo,  vêm  realizando  um  bom  trabalho na  câmara  municipal  de  Sobradinho, esses  parlamentares  têm  demonstrado  que  estão  ao  lado  da  população  aprovando  projetos  importantes  em  prol  do  povo  Sobradinhense,  por  isso estão  sendo  bem  avaliados  pela  sociedade  da  terra  da  barragem.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

‘Vovô do Tráfico’ é preso em flagrante pela Polícia Civil em Juazeiro-BA



Policiais civis lotados na 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Juazeiro (Coorpin) prenderam um homem de 70 anos, suspeito de tráfico de drogas na cidade. Elias Martins dos Santos, conhecido como ‘Vovô do Tráfico’, foi preso em sua residência na Rua Henrique Rocha, após denúncias anônimas de que o local estaria sendo utilizado como ponto de venda de drogas. Com ele, a polícia encontrou cerca de 600 gramas de Maconha, além de uma peteca de Cocaína e dinheiro. O idoso, que é proprietário do imóvel, foi preso e já se encontra no presídio de Juazeiro à disposição da justiça.

Ibope mostra Dilma com 41% e empate de Eduardo e Aécio

Pesquisa do Ibope, produzida em parceria com O Estado de S. Paulo, a ser divulgada na edição desta quinta-feira (24) do Jornal Nacional, da Rede Globo, aponta a presidente Dilma Rousseff (PT) com 41% das intenções de voto, seguida pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB), com 14%, e pelo governador Eduardo Campos (PSB), com 10%.
Considerando a margem de erro - dois pontos percentuais, para mais ou para menos -, o governador pernambucano encontra-se tecnicamente empatado com o parlamentar tucano.
Em relação a última pesquisa divulgada pelo instituto, os números mostram que Dilma Rousseff cresceu três pontos (de 38% para 41%), enquanto Eduardo Campos alavancou mais 6% do eleitorado brasileiro, passando de 4% para 10%. Aécio Neves, por sua vez, se manteve estável.

Quando o gestor pernambucano é substituído pela ex-ministra, o percentual da presidente recua para 39%. O senador mineiro cai da segunda para a terceira colocação e fica com 13%. Marina Silva, por sua vez, registra 21% das intenções de voto.
A exemplo do que ocorreu com o Instituto Datafolha, quando um grave erro permitiu a troca dos percentuais da migração do eleitorado da ex-senadora Marina Silva (PSB) para Eduardo Campos, engano descoberto pelo Partido Socialista Brasileiro e posteriormente corrigido pela Folha de S.Paulo, a cúpula socialista informou que vai pedir ao Ibope a pesquisa divulgada hoje para avaliar seu resultado e, consequentemente, os métodos utilizados e sua tabulação.

Sento-Sé: Prefeitura fecha as portas em protesto à diminuição das receitas


A prefeitura de Sento-Sé, no norte da Bahia, atendeu a convocação da União das Prefeituras da Bahia (UPB), para aderir ao movimento municipalista, e paralisar as atividades burocráticas da administração municipal, nesta sexta feira, dia 25/10. A confirmação foi publicada hoje pelo prefeito Ednaldo Barros.
O foco da paralisação é chamar a atenção do Governo Federal para a revisão do Pacto Federativo, tendo em vista a grande diminuição das receitas ao longo dos anos. Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos prefeitos, destaca-se o custeio dos programas federais e estaduais, sendo que, em alguns casos, o município é levado a custear 100 % do programa, onerando os recursos próprios.
Dos 417 municípios baianos, pelo menos 313 deverão manter as portas das prefeituras fechadas nesta sexta feira. Dados apresentados pela Confederação Nacional dos Municípios mostram as disparidades entre recursos e custeios dos Programas Federais, e representa uma despesa maior do que a receita destinada aos municípios. No que diz respeito à Educação, por exemplo, a pesquisa revela que o custo médio diário da Merenda Escolar na Creche, que não é de responsabilidade do município, é de R$ 2,88, enquanto o repasse médio diário é de apenas R$ 1,00. Somado aos gastos com o transporte escolar, que também não é de competência municipal, o gestor é levado a arcar 100 % das despesas.

PREFEITO DE CARNAUBEIRA ESTEVE NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E ECONÔMICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO




 Na última quarta-feira (23) o prefeito de Carnaubeira da Penha Simão Lopes Gonçalves mais conhecido como Dr. Neto esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco quando na oportunidade foi recebido pelo secretário Márcio Stefanni Monteiro Morais, onde se tratou de assuntos pertinentes ao desenvolvimento do município através  de ações de geração de emprego e renda.  O prefeito apresentou ao secretário  a intenção de levar empresas para o município com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para a população.
O secretário Márcio Stefanni ouviu atentamente as explanações do prefeito sobre o seu município e no final chamou o gerente  de segmentos econômicos Marcelo Brito Sener para que o mesmo agendasse uma visita ao município o mais urgente possível para ver a viabilidade para se construir um galpão onde futuramente funcione uma empresa de confecção que será implantada garças ao programa Pernambuco no Batente do Governo Estadual e que capacitará cerca de 200 famílias para que as mesmas  confeccione roupas que serão comercializadas por empresas da região de Toritama. Na oportunidade a inda o prefeito falou sobre o artesanato indígena e outras ações para o município que com certeza segundo o próprio dr. Neto  será a grande alavancada para o progresso e desenvolvimento do município.
O prefeito saiu da reunião otimista e declarou: “ Nosso município de Carnaubeira da Penha, é um município que está vivendo um novo tempo, tempo de resgatar a alto estima das pessoas, de geração de emprego e renda, de valorização da cultura e de desenvolvimento”.(Por Edvaldo  Franciolli)