terça-feira, 30 de abril de 2013

Cursos do Projeto Cisternas são realizados em Euclides da Cunha

O SAJUC (Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade), entidade filiada à Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) está executando no município de Euclides da Cunha, o Projeto Cisternas, um convênio com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES).
Com essa iniciativa, mais de 1300 famílias estão recebendo cisternas de placas para captação e armazenamento de água, com capacidade de 16 mil litros com a finalidade de servir para o consumo humano. Além das construções, diversas capacitações estão sendo realizadas com o objetivo de fomentar o uso racional da água, evitar doenças que o uso inadequado pode causar e contribuir na formação cidadã das famílias beneficiadas.
Nesses dias 25 e 26 de abril de 2013, um curso reúne agentes comunitários de saúde que atuam em comunidades rurais de Euclides da Cunha, para capacitá-los a orientar as famílias na conservação da água das cisternas, como explica André Rocha, educador popular e responsável pela capacitação: “Após a construção, a entidade que executa o projeto muitas vezes não atua diretamente na comunidade, por isso capacitamos os agentes de saúde, que são pessoas que trabalham com as famílias e poderão orientá-las quanto ao uso racional da água e como evitar doenças, tudo isso na perspectiva da convivência com o Semiárido”.
A construção das cisternas em Euclides da Cunha iniciou no Distrito de Ruilândia, onde nestes dias 27 e 28 de abril, o SAJUC realiza um curso com jovens de comunidades rurais para a confecção de bombas manuais, equipamentos que são instalados nas cisternas depois do acabamento, para que a família tire água do reservatório sem necessidade de vasilhas ou baldes, o que evita o risco de contaminação.

VEREADOR DE CURAÇÁ DENUNCIA AGRESSÃO POR SARGENTO DA CIPE-CAATINGA

O presidente da Câmara Municipal de Curaçá, Theodomiro Mendes e o vereador Deroaldo Junior, popular Junior do Esporte, estiveram denunciando que na madrugada da última sexta-feira (26), quando retornava de Petrolina na BA-210, após assistir um jogo da seleção de futsal na Copa promovida pela TV Grande Rio, o vereador Junior do Esportes alega ter sido agredido com um soco no rosto pelo Sargento da Cipe-Caatinga Germano, durante uma abordagem militar nas proximidades da balança, ainda em território juazeirense.
Júnior declarou que recebeu um soco no rosto apenas por ter pedido calma e dito que todos que se encontravam no veículo eram cidadãos. “Por conhecer a forma de operação da Cipe-Caatinga, que grita e fala alto nas abordagens, argumentei que a gente era cidadão de bem e que no veículo estavam apenas familiares. O Sargento Germano respondeu de forma irônica que ele também era cidadão e sem nenhum motivo me agrediu. Eu disse a ele que iria tomar as providências e este respondeu que eu poderia processá-lo - Meu nome é Sargento Germano”, relatou o parlamentar curaçaense.
O presidente do Legislativo, Theodomiro Mendes, justificou que os vereadores e familiares estavam num veículo oficial da Câmara, chapa branca e por esta razão o parlamento já adotou algumas providências, inclusive, de denunciar o policial baiano ao comando da corporação. "Enquanto eu estiver investido na condição de presidente daquela Casa não vou permitir esse tipo de atitude de quem é pago para manter a ordem. Ai a gente questiona os seus superiores, qual é a orientação que os comandantes estão passando para os seus comandados?. Essa pessoa que estava à frente da guarnição tem preparo psicológico para tal? Afirmo que não, porque se tivesse não teria agido dessa forma", declarou Theodomiro.
O fato já é de conhecimento do Comando da Polícia Militar da Bahia e o comandante da Cipe-Caatinga, Major Soares, justifica que a versão do policial é outra e que o mesmo deverá se pronunciar nas próximas horas.  (Fonte  Geraldo José)

PILÃO ARCADO GANHA COMITÊ CONTRA A CORRUPÇÃO

Em reunião realizada no último sábado, dia 27, na Chácara Bom Sossego, foi fundado o comitê 9.840 Contra a Corrupção Eleitoral pela ética e dignidade na política do município de Pilão Arcado por  cidadãos representantes de segmentos sociais Willis Souza, Atailo Ribeiro, religiosos, presidentes de partidos, e os vereadores Thaísio Ribeiro, Márcio do Vale e Sergio Mariano.
"O momento nacional de luta contra a corrupção inspirou e inspira a sociedade a se manifestar", argumentou David Lima de Souza, coordenador do Comitê Regional. O primeiro ponto de luta estabelecido pelo comitê foi o apoio a manutenção do poder investigativo do Ministério Publico contra à aprovação da PEC 37 também chamada PEC da impunidade ou da mordaça.
O presidente da CEASCA, Atailo Ribeiro declarou na presença da diretoria do comitê que em muito boa hora a sociedade de Pilão Arcado se associa à luta nacional contra a corrupção. O presidente do comitê 9.840 Valdir Lopes Silva declarou que está satisfeito com a presença da sociedade e sua iniciativa  e promete lutar contra todo tipo de corrupção e opressão no município

Inauguração da Nova Sede CREAS

A equipe CREAS comunica à todos a inauguração da nova sede do CREAS que fica na Quadra N 12, Rua 01, Nº 10, Vila São Joaquim, Sobradinho/BA.

A inauguração ocorrerá no próximo dia 01 de maio de 2013 no período da manhã. 

Atenciosamente, Equipe CREAS.
Centro de Referência Especializado de Assitência Social
CREAS

Qd S05 - Rua A - Nº 02 - Vila São Joaquim

EQUIPE TÉCNICA

Aroucha (
Psicóloga)

Antonia (
Assistente Social )

Dr. Luciano (
Advogado)

" Não há nada impossível. Os sonhos de ontem, repletos de esperanças -
pela ação consciente e eficaz de hoje -, podem converter-se em realidade no amanhã."

SOBRADINHO: A POLÍCIA ATÉ AGORA NÃO SABE DO PARADEIRO DO EX-PRESIDENTE DA CÂMARA

Até  um  presente  momento  a  polícia  não  sabe  do  aparadeiro   do  ex-presidente  da  câmara  de  Sobradinho Ranilson  Nery,  que  efetuou    quatro  tiros  no  ex-diretor  Cícero Oliveira,  que encontra-se  internado  num  hospital  da  região.  O  mais  interessante é que  nem  uma  queixa  foi  prestada  na  delegacia, pelos familiares  da  vítima.  Mais  segundo  informações dão conta de  que  a  polícia  está  à  procura  do  ex-presidente  do  legislativo  de  Sobradinho.

Serin participa de reunião para discutir Pacto pela Vida em Juazeiro


O chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Pedro Alcântara, se reúne, na próxima quinta-feira (02), com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para discutir o programa Pacto Pela Vida em Juazeiro e outras cidades baianas.
Além de Alcântara, também estará presente o prefeito Isaac Carvalho. Na reunião, será apresentado o Projeto de Ampliação e Melhoria da Rede Física da SSP em Juazeiro e demais localidades, e será avaliada a entrega de documentação dos requisitos para incorporação de imóveis ao patrimônio público estadual, através da doação das prefeituras municipais.

Rosemary quer saber


 A defesa de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da presidência da República em São Paulo, vai questionar a Controladoria-Geral da União (CGU) sobre por que deve antecipar as perguntas que serão feitas às suas testemunhas em processo administrativo movido pelo órgão.
Segundo o advogado Fábio Medina, o órgão também exigiu que a defesa justifique, de forma individualizada, a inscrição das 21 testemunhas. Entre elas está o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). A defesa quer saber se o pedido é praxe ou se foi formulado só no caso de Rosemary.

Ferro chama Gilmar Mendes de 'capitão do mato'


 O deputado Fernando Ferro (PT-PE) chamou nesta segunda-feira (29) o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes de 'capitão do mato'. A declaração de Ferro foi a primeira de uma sequencia de discursos feitos por petistas no plenário a favor do projeto de Nazareno Fonteles (PT-PI), que tira poderes do Supremo.  'Impedir o debate é censura, é uma postura de capitão do mato do ministro Gilmar Mendes que está desacostumado com democracia', disse Fernando Ferro da tribuna.
''Lamentavelmente, dado o jogo político e a disputa, muitas vezes nós vemos parlamentares, inclusive dirigentes nesta Casa, que, na primeira ameaça do Poder Judiciário, se colocam de cabeça baixa e dizem até que vão mudar elementos de tramitação das PECs'', afirmou o petista. (Da Folha de S.Paulo - Erich Decat)

Eduardo: relação 'ótima' com Dilma e 'consenso' com PT


 O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, demonstrou ter gostado da publicidade partidária gratuita do PT na televisão, na qual a presidente Dilma Rousseff disse que 'é possível fazer cada vez mais' - frase muito semelhante à adotada por ele há algum tempo ('É possível fazer mais'). Ao ser perguntado sobre como viu a publicidade partidária gratuita do PT, Campos disse: 'Construímos um consenso.'
Além disso, negou que haja conflitos na relação com Dilma. 'Minha relação com a presidente é a mesma de sempre - e vocês (jornalistas) sempre disseram que era ótima'.  De acordo com ele, 'é muito importante que o PSB e a presidente falem na mesma linha'.
''O PSB compreende que essa é uma caminhada, que vem de longe, na qual muitos colaboraram, e chegamos até aqui - e é fundamental que possamos ter a compreensão de que sempre é possível fazer mais'', disse. 'Quem está na vida pública tem de sempre sonhar em fazer mais. (Tiago Décimo - O Estado de S. Paulo)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O DESABAFO DE ROBERTÃO PALMA



Sempre tive a certeza que essas pessoas não tinham o perfil do dirigente sério que ama o futebol,não tenho dúvidas de que já existe um acerto com a federação, pois sabemos que a mesma não tem nenhum interesse que um time do interior seja campeão, desbancando Bahia ou Vitoria. Infelizmente mais uma vez nossa cidade será manchete nos veículos de comunicação por fatos desagradáveis, que só fazem denegrir imagem da nossa cidade já tão desgastada pelo comportamento de pessoas inescrupulosas que vivem a tirar proveito da mesma, tanto na política quanto no futebol. Acho interessante quando essas pessoas usam a imprensa para reclamar que não tem apoio dos empresários, como querem apoio, tendo um comportamento tão desrespeitoso como esse, se existisse seriedade por parte destes dirigentes a atitude seria outra e não ficar puxando o saco de presidente de federação, que não queria nem que essa diretoria assumisse. Chega de irresponsabilidade com o juazeiro.  (Robertão Palma) 

Reeleição de Dilma traz Palocci de volta ao jogo político


O  ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci vem recuperando aos poucos o papel de articulador político no PT. Palocci, que deixou o governo em 2011, em meio a denúncias de suposto enriquecimento ilícito, vem sendo consultado com frequência pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na definição da estratégia que vai guiar a campanha de reeleição.

Palocci já esteve em pelo menos duas reuniões com Dilma e Lula para discutir a eleição do ano que vem. Em uma delas, estiveram presentes também nomes como o presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ambos envolvidos nas discussões sobre a campanha.

O ex-ministro também tem conversado reservadamente com a presidente. Além de trocar telefonemas com Dilma, ele se reúne ocasionalmente com ela na base aérea em São Paulo, entre embarques e desembarques da presidente na capital paulista.

De acordo com um petista com trânsito no Planalto, o pedido para que Palocci retomasse um assento na cúpula encarregada de debater a campanha partiu do ex-presidente Lula. Há no partido, entretanto, quem atribua a participação a uma suposta demanda do setor produtivo pela interlocução com o ex-ministro.

Depois de Lula, Palocci foi o principal articulador da campanha que elegeu Dilma, em 2010. O ex-ministro foi escolhido pelo então presidente para atuar como o principal pilar da estratégia eleitoral. Dali, se consolidou também como articulador político do novo governo e acabou assumindo o comando da Casa Civil.

Dilma é vaiada por ruralistas durante ato em Campo Grande (MS)

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi vaiada duas vezes por produtores rurais durante cerimônia de entrega de 300 ônibus escolares em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na manhã desta segunda-feira (29). Ao ser anunciada no microfone, a presidente ouviu longas vaias, seguidas de palmas e gritos de "Dilma, Dilma" de apoiadores.

A segunda vaia ocorreu após o prefeito da capital, Alcides Bernal (PP), descrever Dilma como "a melhor presidenta". Antes de discursar, Dilma acenou para o público ao subir ao palco, enquanto era vaiada.

Os produtores rurais protestam contra demarcações de terras indígenas no Estado. Eles afirmam que cerca de 800 ruralistas estão presentes à cerimônia, que ocorre no Hipódromo de Campo Grande.

Além de entregar os ônibus do programa Caminho da Escola, Dilma recebeu o título de cidadã sul-mato-grossense.

Em reuniões internas PT de Bandeira avalia possibilidades de reconciliação com PT estadual


A proximidade das eleições para governador tem motivado os pré-candidatos petistas ao cargo a visitar bases e se apresentar aos filiados nas diversas regiões do estado. No último final de semana, em Juazeiro, dirigentes estaduais da legenda estiveram reunidos com filiados e militantes para tratar do tema. De acordo com informações colhidas pelo Blog uma das preocupações dos dirigentes estaduais seria o esvaziamento da legenda em Juazeiro, com uma possível saída de Joseph Bandeira, principal quadro na região e estariam dispostos a abrir um canal de reaproximação com Bandeira.
Segundo uma das fontes, os dirigentes estaduais estariam dispostos, inclusive, a devolver cargos tomados de Bandeira em função dos desentendimentos no último pleito. No dia de ontem (28) petistas ligados a Joseph estiveram se reunindo para tratar do assunto. A possibilidade de rever cargos estaria motivando alguns dissidentes a defenderem a reaproximação. Joseph Bandeira, por sua vez,  não teria atendido aos chamamentos e não compareceu a nenhum dos eventos. O Blog vai tentar contato com Joseph Bandeira para ouvi-lo sobre o assunto. (Fonte  Geraldo  José)

SINSERB REALIZA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE

A  eleição  para  presidência  do  SINSERB (Sindicato dos  serviores públicos  municipais  de  Sobradinho)  que  estava  prevista  para  começar  às  8h  da  manhã  desta  segunda-feira (29)  não  conteceu  em  virtude  a  atual  direção  não  entregar  as  cédulas  eleitorais dentro  do  prazo,  a  votação  só  comeceu  às  10h.  Paulo  Macedo  é  o  candidato da  chapa  01  e  a  chapa  02  se  unificou  a  chapa  03  encabeçada   por  Diana  Sento-SÉ. São  520  votantes,  a  votação  termina  terça-feira (30)  às  17h. Segundo  o candidato  da  chapa 01 todos  que  tiverem  em  dia  terão  condições  de  votar. Os  dois concorrentes  estão  confiantes.

SOBRADINHO: A POLÍCIA ATÉ AGORA NÃO SABE DO PARADEIRO DO EX-PRESIDENTE DA CÂMARA

Até  um  presente  momento  a  polícia  não  sabe  do  aparadeiro   do  ex-presidente  da  câmara  de  Sobradinho Ranilson  Nery,  que  efetuou    quatro  tiros  no  ex-diretor  Cícero Oliveira,  que encontra-se  internado  num  hospital  da  região.  O  mais  interessante é que  nem  uma  queixa  foi  prestada  na  delegacia, pelos familiares  da  vítima.  Mais  segundo  informações dão conta de  que  a  polícia  está  à  procura  do  ex-presidente  do  legislativo  de  Sobradinho.

Para Lula, Eduardo não retira mais sua candidatura

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já considera difícil de ser revertido o lançamento da candidatura do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Palácio do Planalto em 2014. Em conversas com aliados, o líder do PT avaliou que o Eduardo aumentou ainda mais o tom das críticas ao Governo Federal na propaganda partidária da sigla, que foi ao ar na noite da última quinta-feira, o que o afasta ainda mais do projeto de reeleição de Dilma Rousseff em 2014.
Nos últimos dias, interlocutores de Eduardo Campos informaram ao líder do PT que o governador gostaria de se reunir com ele em maio, em São Paulo, para discutir o cenário eleitoral de 2014. Lula, no entanto, ainda considera cedo para ter essa conversa. Na avaliação dele, ela deve ocorrer apenas no segundo semestre, quando o cenário eleitoral estiver mais definido. Na opinião do petista, no cenário atual, seria muito arriscado para o socialista entrar numa disputa eleitoral, já que não haveria espaço na esquerda para mais uma candidatura presidencial.
Para viabilizar uma candidatura, Lula avalia que Eduardo terá de se aproximar da direita e, assim, abrir mão de bandeiras eleitorais do atual Governo Federal, como o combate à miséria e a ascensão à classe média. Campos disse em março à presidente Dilma Rousseff que o PSB decidirá pela candidatura própria apenas em 2014 e que, até lá, continuará na base aliada.(De O Estado de S.Paulo)

Aliados cobram nova postura de Bezerra Coelho


Após as críticas feitas pelo governador Eduardo Campos (PSB) ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), as cobranças em cima do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), com relação a sua permanência no partido, aumentaram significativamente. As informações são de aliados do ministro.
Durante o último fim de semana, Bezerra Coelho visitou obras nos municípios de Lagoa Grande e Dormentes, no Sertão do São Francisco, e chegou a ser questionado pelas lideranças locais sobre a pressão que estaria sofrendo dentro do seu próprio partido. As especulações dos sertanejos reproduzem o que tem sido fomentado a nível nacional: acredita-se que a presidente Dilma acolheu o ministro e irá lança-lo candidato ao Governo do Estado.
Por onde andou, Bezerra Coelho ouviu comentários de que não será o candidato de Eduardo Campos na disputa pelo governo estadual em 2014. Questionado sobre os motivos que o levam a suportar a hostilidade dos aliados do governador, o ministro se manteve cauteloso. Abriu um sorriso, pediu calma e mudou de assunto.

Morre jurista Saulo Ramos, ex-ministro do Governo Sarney

saulo_ramos_materia/G1

Morreu no domingo (28), aos 83 anos, o jurista Saulo Ramos. Ele foi consultor geral da República e ministro da Justiça no governo José Sarney (1985-1990).
Saulo Ramos estava com problemas cardíacos e fazia hemodiálise regularmente.
O enterro será realizado nesta segunda-feira (29) em Brodowski, interior de São Paulo.

Operação destrói 429 mil pés de maconha no interior de Pernambuco e Alagoas


Uma operação da Polícia Federal (PF)  destruiu 429 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco e em algumas cidades do interior de Alagoas. O balanço foi divulgado neste domingo (28). A operação foi realizada por meio de uma parceria entre a PF e a Secretaria de Defesa Social (SDS) entre os dias 14 e 21 de abril. A operação recebeu o nome de Resgate I. Segundo a PF, a quantidade da droga produziria 143 toneladas de maconha pronta para consumo.
A ação ocorreu nos municípios de Belém de São Francisco (PE), Betânia (PE), Cabrobó (PE), Canapi (PE), Carnaubeira da Penha (PE), Floresta (PE), Ibimirim (PE), Inajá (PE), Manari (PE), Mata Grande (AL), Mirandiba (PE), Salgueiro (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Terra Nova (PE).
Cerca de 70 policiais federais vieram de diversos estados, como Alagoas, Brasília, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia. Foram utilizadas duas aeronaves, quatro embarcações e dois cães farejadores. Também ajudaram o Corpo de Bombeiros e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS.
Durante o ano, a PF realiza quatro operações de erradicação de maconha em Pernambuco, além de apreensões da droga. Segundo a PF, a origem da droga apreendida tem sido o Paraguai. (Fonte: G1-PE)

Demissão pela imprensa aborrece Secretário Municipal de Administração



O Secretário Municipal de Administração Cláudio Roberto Borges de Oliveira deve esta semana deixar o primeiro escalão do governo Isaac Carvalho. Indicado pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Beto Borges como é conhecido pelos “companheiros” petistas deve ser substituído por um técnico da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), dentro da parceria firmada entre prefeitura e universidade, cujo ato de posse ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 02.
Em entrevista concedida ao Blog, Beto Borges, disse estar bastante à vontade para falar sobre o assunto, pois sempre foi um defensor da ocupação de espaços na administração que tenham maior proximidade com a sociedade. “É importante essa aproximação com a sociedade para aplicação das políticas públicas que esses 33 anos de experiência do PT vem nos dando. Então nesse momento pra gente é estratégico, não só para nós do PT, mas também para o governo se apropriar dessas experiências que nós temos acumulado e colocar a serviço do povo juazeirense”, destacou.
Beto Borges não escondeu a insatisfação pelo fato de ter sido comunicado da sua saída do governo pela imprensa. “É que o surgimento da notícia antes do fato teria provocado algumas más interpretações e o nosso desejo agora é com as explicações dizer que são episódios corriqueiros da política. Esta é uma recomposição de governo, recomposição de forças políticas que estão presentes no governo e o PT está ai para contribuir com suas experiências e seus acúmulos”.
O secretário admitiu que o PT ao deixar a pasta de administração está discutindo internamente a possibilidade de assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ele não soube precisar, no entanto, se continua no governo. “Nosso desejo, estando dentro ou fora do governo, é continuar colaborando. Se o PT entender que a gente pode continuar contribuindo eu estou pronto para atender o chamamento do partido”, concluiu.

domingo, 28 de abril de 2013

EX-DIRETOR DA CÂMARA DE SOBRADINHO SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO PRATICADA PELO EX-PRESIDENTE



Cícero Oliveira, foi alvejado por quatro dos disparos e corre o risco de ficar paraplégico, por conta que um dos tiros atingiu sua coluna vertebral. Depois de atendido numa unidade hospitalar em Sobradinho, Cícero Oliveira foi transferido para Petrolina e está internado num hospital da região. Até  um  presente  momento  o  criminoso  não  foi  encontrado  pela  policia  encontra-se  foragido.Por razões ainda desconhecida da polícia que abriu inquérito para investigar o caso, o ex-presidente da Câmara Municipal de Sobradinho, Ranilson Nery tentou contra a vida do ex-diretor do legislativo Municipal,  Cícero Oliveira, com vários disparos de arma de fogo na manhã deste domingo (28).

Segundo as informações oriundas de Sobradinho, Cícero Oliveira, que esteve como diretor da casa na gestão de Ranilson Nery, e ambos foram indicados como assessores na administração atual do prefeito Luiz Vicente, teriam discutido em razão da suspeita de irregularidades no Legislativo na terra da Barragem.

sábado, 27 de abril de 2013

Cooperativa de Mulheres de Sobradinho utiliza instalações do Terminal Pesqueiro



Mesmo antes de reiniciar suas atividades com a recuperação de todo o maquinário e instalações, o Terminal Pesqueiro de Sobradinho já está sendo utilizado para atender a população. A Sala de Beneficiamento de Pescado abrigou ontem (25) uma etapa do Festival de Gastronomia “Na Estrada”, oportunizando o intercâmbio cultural entre Bahia e Pernambuco. Cerca de 20 pessoas aproveitaram as instalações readequadas pela Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, e prefeitura de Sobradinho para aprender um pouco mais sobre como preparar e manipular os alimentos antes da finalização dos pratos na mesa dos consumidores em bares e restaurantes.


 “Com a união de esforços, vontade, sabedoria e responsabilidade social é que conseguimos alcançar resultados positivos em prol das comunidades”, ressaltou o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, ao ser informado sobre a utilização da Sala de Beneficiamento de Pescado do Terminal. “E nosso objetivo é exatamente esse: devolver à sociedade um equipamento capaz de atender às necessidades regionais, impulsionando a economia baiana e pernambucana”, acrescentou.
 Organizado pelo Sebrae, Senac e Revista Prazeres da Mesa, o festival gastronômico acontece até este sábado, dia 27 e é composto por quatro etapas com o objetivo de promover a gastronomia de Pernambuco e fomentar o Turismo regional. A Bahia Pesca está participando como parceira do evento, oferecendo o espaço utilizado pela Cooperativa de Mulheres do Beneficiamento de Pescado de Sobradinho.
Após a oficina de beneficiamento os participantes degustaram os pratos criados especialmente para o festival e que vão integrar o cardápio dos restaurantes participantes até o dia 19 de maio. Presente ao deguste, o Diretor Técnico da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo, visitou as demais instalações do Terminal Pesqueiro de Sobradinho que será entregue na próxima semana aos pequenos produtores da região. “Ficamos felizes e satisfeitos em oportunizar a utilização de um equipamento tão importante para a comunidade, fomentando a atividade e sendo parceiros na oferta de alimento saudável na região”.

SOBRADINHO: SESSÃO DA CÂMARA PLENÁRIO SUPERLOTADO

ANTIGAS SESSÕES
A CÂMARA ATUAL
O  povo  voltou   a  frequentar   as  sessões   legislativas  na  gestão  Gabriel  Lustosa,  toda  quinta-feira  o  plenário  fica  superlotado  é  a  sociedade participando  das  ações  legislativas,  a  câmara  de  Sobradinho  está  vivendo  uma  era  na  gestão  do  presidente  Gabriel  Lustosa   que  instalou  um  sistema de  comunicação  que  vem  sendo  aprovado  pelo  povo,  e  que  tem  prestigiado  as  sessões. Antes  só  assistiam  as  sessões  legislativas  três  a  quatro  pessoas,  mas  Gabriel  reverteu   a  situação.

VEREADORES DA OPOSIÇÃO VÃO AO TRIBUNAL DE CONTAS

Os  vereadores  da  oposição Nino,  Canindé,  e  Adilson,  foram  ao  tribunal  de  contas  quarta-feira (24) e  quinta(25).    Segundo  os  mesmos  constataram    contratos   do  executivo  com  valores   despropocionais  para  o  município,  os parlamentares  que fazem    oposição  ao  governo  disseram  que  no  momento  oportuno   vão  convidar  o  prefeito  Luiz  Vicente,  para  dá  explicação  sobre   o  assunto.

Presenças de ex-prefeitos de municípios do Norte da Bahia dão o tom político em ato de posse em Juazeiro


No ato de posse de Carlos Neiva que assumiu ontem (26) a Assessoria Especial de Articulação de Políticas Sociais e de Juvenilson Passos que se tornou titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) tentou de todas as formas justificar que se tratava de um ato administrativo e que o fato de agregar ex-gestores de vários municípios do entorno de Juazeiro, objetivava estabelecer lutas por políticas públicas em favor da população regional.
O discurso do prefeito, no entanto, se contrapôs ao do ex-deputado e atual Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, de que o citado ato “era um momento histórico para a política regional. Este é um sonho que acalento há 30 anos. Quero parabenizar este prefeito que não visa, que não pensa e só respira Juazeiro. Os problemas dessas cidades do entorno afetam Juazeiro e os problemas de Juazeiro, por certo devem afetar essas cidades, então porque não fazermos essa aliança em torno da região e buscarmos os benefícios que possam contemplar a todos”.
Já pensando em 2014, onde pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal, Pedro Alcântara prometeu: “Chegando ao Congresso Nacional será uma das minhas primeiras lutas a reforma da Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta lei foi importante num certo momento da vida política do Brasil, mas está ultrapassada, deveremos lutar pela sua reformulação porque é inadmissível que pessoas de bem, honradas que tem compromissos com a sociedade sejam penalizadas por conta da herança maldita, deixa por aqueles que não pensam na coletividade”.
O ato bastante concorrido reuniu à mesma mesa os ex-prefeitos de Sento-Sé, Juvenilson Passos; Uauá, Jorge Lobo; Casa Nova, Orlando Xavier; Sobradinho, Genilson Silva; ex-vice-prefeito de Remanso, Hugo Régis; vice-prefeito de Curaçá, Rogério Bahia; o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Pedro Alcântara Filho; vice-prefeito municipal, Francisco Oliveira; o Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, o Prefeito Municipal, Isaac Carvalho, além de vereadores, secretários, comunitários, presidentes de partidos e lideranças políticas de vários municípios do Norte da Bahia, entre eles, o radialista Everton Rocha, candidato a prefeito no último pleito em Jaguarari.
Após o ato solene, o prefeito Isaac Carvalho concedeu entrevista ao Blog e negou que haja entendimento com outros ex-prefeitos da região para o primeiro escalão do atual governo. Ele também confirmou a informação publicada pelo Blog que no dia 02 de maio, haverá a posse de dois novos secretários, oriundos da Univasf, que assumirão as pastas da Administração e Planejamento e Aceleração do Crescimento.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Torcida do Juazeiro Social Clube pode ficar sem partidas decisivas no Adauto Moraes

O Juazeiro Social Clube deve ficar longe da sua torcida nas partidas decisivas do Campeonato Baiano de Futebol se forem confirmadas as declarações do presidente em exercício do clube, Regivaldo Alves de Menezes, a veículos de imprensa da capital baiana. De acordo com as informações a direção do clube estaria em contato com a Federação Baiana e representantes da Arena Fonte Nova, solicitando o estádio para a partida contra o Bahia na próxima fase da competição.
A decisão, de acordo com as informações, leva em conta os aspectos financeiros, já que as rendas no Adauto Moraes não estariam atendendo as demandas do clube. A decisão da diretoria, se confirmadas, oficialmente, tem alguns aspectos negativos: tira a possibilidade da grande maioria do torcedor assistir ao jogo e no aspecto técnico favorece ao Bahia, que evita viagens e joga com o apoio do seu torcedor. O Blog está buscando contatos com a direção do Juazeiro Social Clube para confirmar oficialmente a informação

VEREADOR DA OPOSIÇÃO DIZ QUE A SAÚDE EM SOBRADINHO ESTÁ DEFICIENTE

O  vereador  da  oposição  Adilson  Ribeiro  diz  que  a  saúde  de  Sobradinho  está  deficiente  e  que  o  prefeito  tem  que  cuidar  melhor  desse  setor. O  parlamentar  argumentou  que  fazer   um  exame  em  Sobradinho  é  um  Deus  nos  acuda.  O  vereador  foi  mais  adiante  e  disse,  falta   medicamento  nos  postos  de  saúde.  As  pessoas  que  moram  na  zona  rural  estão  tendo   muitas  dificuldades,  porque  têm  despesas  para  se  deslocarem  e  o  pior,  na  maioria  das  vezes  não  são  atendidas  argumentou  o  parlamentar.

SOBRADINHO: CÂMARA DISCUTE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

O  prefeito  Luiz  Vicente enviou  ao  legislativo o  projeto  da  lei  de  diretrizes   orçamentárias  que  foi  apresentado  ao  legislativo  na  sessão  de  quinta-feira  (25) o  referido  projeto  foi  lido pelo  primeiro  secretário  Olivar.  O projeto  será  enviado  para  as  comissões no período de  dez  dias  fazerem  as  emendas   e  avaliação,  em  seguida  será  colocado  para  votação.

Feliciano: Grupo faz beijaço e jovens são detidos após invasão à Câmara

Feliciano: Grupo faz beijaço e jovens são detidos após invasão à Câmara

Manifestantes promoveram um beijaço gay, nesta quarta-feira (24), e simularam dois casamentos homoafetivos em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O protesto foi mais um contra a permanência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) no comando da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Quatro manifestantes foram detidos pela Polícia Legislativa após fixarem na janela do 15º andar do prédio da Câmara uma bandeira com o símbolo do arco-íris. Eles foram conduzidos para prestar esclarecimentos, mas utilizaram o direito constitucional de ficar calado e não chegaram a depor. Feliciano também se deparou com manifestações pelos corredores da Casa. O deputado deixou ativistas contrários a ele do lado de fora do colegiado, mas um grupo de 60 pessoas foi autorizado a permanecer com cartazes em sua defesa. O deputado foi bastante aplaudido ao entrar na sala da Comissão. Alguns aliados fizeram discurso de desagravo com ataques aos ativistas. Feliciano chegou a dizer que recomendou aos seguranças que analisassem o perfil das pessoas que queriam assistir aos trabalhos

ISAAC CARVALHO OBTÉM APOIO DO MINISTRO CÉSAR BORGES AO NOVO ANEL VIÁRIO

blogqsp.isaac e ministro

A idéia do Prefeito Isaac Carvalho, de uma nova ponte ligando Juazeiro a Petrolina, com um novo anel viário denominado Contorno Metropolitano do Sertão, animou o Ministro dos Transportes, César Borges, que autorizou a imediata elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do projeto.
A primeira reunião do Prefeito com o novo Ministro aconteceu no início da noite da quarta-feira, em Brasília. Isaac Carvalho estava acompanhando do deputado federal Daniel Almeida, do Prefeito de Curacá, Carlinhos Brandão, do ex-Prefeito de Uauá, Jorge Lobo, e do Secretário de Gestão Estratégica de Juazeiro, Flávio Luis.
O ex-governador baiano, atual Ministro, César Borges, considera o projeto do Contorno Metropolitano do Sertão uma iniciativa “muito importante para alavancar ainda mais o crescimento da região, que tem aumentado a sua importância social e econômica no Nordeste”.
Isaac, Carlinhos Brandão, Jorge Lobo e Daniel Almeida reforçaram junto ao Ministro o pleito de recuperação da rodovia que integra a região, a BR-235, e obtiveram de Borges a garantia de que a obra já tem recursos assegurados e que será iniciada em breve.
Ao final do encontro, o Prefeito Isaac Carvalho disse que confia na competência e no empenho do Ministro, “que conhece bem a realidade da região e vai fazer um grande trabalho na equipe da Presidente Dilma”.(Fonte Blog  do  Farnésio)

Famílias de horta comunitária do CSU afirmam que Governo de PE não cumpriu acordo, mas gestor do IPA rebate críticas


DSC_0855_640x427

A construção de uma Unidade de Pronto-atendimento Especialidades (UPAe) deve reforçar a rede de saúde pública em Petrolina, quando estiver em funcionamento. A obra, porém, virou motivo de transtornos para 36 famílias de agricultores familiares que trabalhavam na horta comunitária do Centro Social Urbano (CSU).
Localizada na Avenida Honorato Viana, a horta era uma das mais conhecidas da cidade e foi toda estruturada pela antiga Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – atualmente Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – há mais de 30 anos. Mas como fica em uma área do governo do estado, foi relocada para a construção da UPAe, há cerca de dois anos.
E foi a partir de então que a celeuma começou. O presidente da Associação da Horta Comunitária do CSU, Francisco Gomes Viana, o ‘França’, que está há 23 anos no local, justifica que o projeto apresentado por representantes do Governo de Pernambuco previa uma nova horta com infraestrutura mais moderna. Ele também informou que cada família seria indenizada pelo estado enquanto a nova horta – situada por trás da UPAe – fosse construída. A indenização teria valor equivalente àquele tirado pelas famílias no antigo espaço.
Mas França alega que o acordo não foi cumprido na totalidade. “Eles (governo) foram pagando no valor combinado até sete subsídios (parcelas mensais). Depois parou tudo, e de lá para cá já vai fazer quase um ano. Estamos sem receber nada, e sem a nossa horta. Eles falam que já entregaram a horta e o que tinham de pagar, já pagaram”, ressaltou. Outro agricultor, José Avelino Ferreira, lamenta o mato que invade o local. Diz também que a maioria das famílias “está passando necessidades e se sentindo abandonadas”.
Contestação
Outro ponto questionado pelo grupo é o fato de a nova horta estar localizada tão perto de uma unidade médica. Segundo os agricultores, a justiça teria, inclusive, embargado a obra por conta desse detalhe. Procurado pelo Blog, o gestor do IPA em Petrolina, João Batista, refuta todas as críticas.
Ele admite ter havido atrasos na entrega da nova horta, mas o governo do estado não deixou de cumprir o acordo. “Eles deveriam receber quatro parcelas, mas receberam sete”, ressaltou João Batista, acrescentando que o estado indenizou “um a um” cada agricultor em parcelas em torno de R$ 3 mil. O gestor disse ainda que a nova horta foi entregue toda automatizada, com sistema de micro-aspersão, e que as famílias ainda teriam a água e a energia bancadas pelo estado.
Ele também se isenta pelo mato que hoje invade o espaço. “Só estava faltando, para eles, plantarem e ganharem seu dinheiro”, informou, sugerindo que os agricultores “se acomodaram” em receber o subsídio. João Batista também não descartou a hipótese de o governo procurar outras pessoas para tomarem conta da nova horta, já que a área pertence ao estado. Quanto à questão judicial, o gestor garante que um estudo foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde na área, o qual descartou qualquer risco de contaminação nos produtos a serem cultivados na horta pelo lixo hospitalar da UPAe. “Isso não existe. Apresentamos um relatório no Recife (sobre o assunto), e o promotor disse até que ia arquivar a denúncia”, completou

Santa Maria da Boa Vista: Coligação de Eliane entra na justiça pedindo impugnação da candidatura de Jetro Gomes


Jetro 2

A coligação “Boa Vista Olhando Para Frente”, que tem como candidata a prefeita de Santa Maria da Boa Vista (PE), Eliane Gomes (PSL), e José Gualberto (PMDB) como vice, entrou ontem (25) na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação da candidatura de Jetro Gomes (PSB).
A coligação alega que Jetro não pode ser candidato, pois a própria Justiça Eleitoral afirma isto quando diz que ele fica impedido de participar do novo pleito eleitoral e ainda teria outra inelegibilidade que não lhe permite pleitear o cargo novamente.
Na Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), a coligação de Eliane demonstra que Jetro Gomes, por ter dado causa à anulação da eleição de 07 de outubro de 2012, não pode ser candidato nestas eleições suplementares.
Informa que ele deu causa porque concorreu e arriscou prosseguir no pleito passado, mesmo tendo sido sua candidatura impugnada e indeferida pela Justiça Eleitoral porque seria ficha suja, assumido os riscos de continuar na disputa.
A Resolução 191 do TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco), editada exclusivamente para regulamentar as novas eleições de Santa Maria da Boa Vista, foi inserido o artigo 10, no qual a Justiça Eleitoral diz que ele não pode ser candidato nestas eleições.
O texto, no artigo 10 da Resolução 191, determina: “não poderão participar da nova eleição aqueles que tiveram dado causa à anulação da eleição de 7 de outubro de 2012” (Código Eleitoral, art. 219, parágrafo único; Resolução TSE N.º 23.256/2010; RESPEs N.ºs 26.140/2007-PB, 28.116/2007-RS, 28.612/2008-RN, 35.796/2009-MA, 36043/2010-MG).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  firmou essa posição por meio da Resolução 23.256/2010, quando diz que o candidato que deu causa à anulação da eleição anterior não pode ser candidato nas eleições suplementares, mesmo que já esteja elegível na época do novo pedido de registro.

Prefeito de Casa Nova participa de reunião da Câmara Consultora do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco



Durante a reunião da Câmara Consultora do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), realizada quarta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Casa Nova, o prefeito do município, Wilson Cota, entre outros pontos, destacou a importância da água para as cidades ribeirinhas e a grande relevância do trabalho coletivo em favor da preservação do rio São Francisco. Além do prefeito Cota estiverem presentes na reunião membros do Comitê, vereadores, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova (SAAE), Ciro Viana, e demais convidados.  
Bastante sensível ao tema o prefeito Wilson Cota fez um alerta: “Se nós não nos preocuparmos com aquilo que nós temos, vamos nos preocupar com o quê? Se não fizermos a nossa parte, com certeza, nossos filhos não alcançarão esse rio”.  
Ainda durante sua fala, o prefeito fez críticas à burocracia que termina dificultando o crescimento das cidades de médio e pequeno porte. “Nós não estamos conseguindo andar para frente, porque se acaba na burocracia das leis, de maneira que só trava. Ibama e progresso têm que andar juntos”, afirmou Wilson Cota que chegou a se emocionar ao dizer que deve existir uma parceria responsável para que não continue o processo de poluição do rio São Francisco, prejudicando as pessoas que dele precisam. “Nós temos que andar juntos de forma responsável, mas sem prejudicar a água e o andamento das pessoas que vivem aqui. O povo está passando fome”.

Tucanos criticam tese de Aécio pelo fim da reeleição


 Causou mais confusão no próprio PSDB a proposta do senador e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves de acabar com a reeleição e estender o mandato de quatro para cinco anos para presidente, governador e prefeito já na próxima eleição.
O senador Aloysio Nunes Ferreira-PSDB-SP, (Foto),por exemplo, disse que a proposta de Aécio não tem nada a ver com o que é preciso ser feito para tirar o PT do poder. 'Trata-se de uma proposta lateral, que nada diz em relação ao enfrentamento com o governo. Temos de apresentar proposta para derrotar o PT. Tamanho de mandato e coisas semelhantes são propostas recorrentes aqui no Congresso e não dizem respeito à campanha. Campanha fala de programas, mostra o que está errado.'  (De O Estado de S.Paulo - João Domingos, Mariângela Gallucci e Rafael Moraes Moura)

Eduardo diz a Aécio que apoia fim da reeleição

 O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), telefonou ontem para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para dar apoio à sua ideia de apresentar proposta de emenda constitucional acabando com a reeleição e instituindo mandatos de cinco anos para ocupantes de cargos no Executivo. Os dois potenciais candidatos à Presidência concordaram que a mudança seria o início de uma boa reforma política'', mas não trataram de detalhes de como será encaminhada.
Campos disse ao tucano que externava sua opinião pessoal, mas que vai levar a discussão ao partido. Para o pessebista, a mudança, se aprovada agora, deveria valer a partir de 2018. (De Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

PT DE JUAZEIRO NEGA INDICAÇÃO DE JUVENILSON PASSOS PARA O GOVERNO DE ISAAC CARVALHO



Nesta sexta-feira, às 11 horas, no Paço Municipal, ontem, dia 25, (URGENTE: MUDANÇAS NO GOVERNO ISAAC CARVALHO) acontecerá a posse de Carlos Neiva como titular da Assessoria Especial de Políticas Sociais e do ex-prefeito de Sento-Sé, Juvenilson Passos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O presidente do PT em Juazeiro, Clemens Nunes, em email a este veículo de comunicação contestou a informação sobre a indicação de Juvenilson Passos. Confira:
Caro Geraldo José,
Gostaria de informar a respeito da indicação de Juvenilson Passos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Não se trata de uma indicação do Partido dos Trabalhadores do município e nem do PT Estadual.
A indicação é de total responsabilidade do governo municipal, portanto, cabe ao governo se pronunciar, embora Juvenilson seja filiado ao PT de Sento-Sé.
Posteriormente, em entrevista a nossa reportagem, Clemens informou que manteve contato com o Secretário Geral do Partido na Bahia, Osmar Galdino que disse estar tão surpreso quanto à direção local da legenda. “A iniciativa é do próprio prefeito”, admitiu Clemens que ainda disse desconhecer a saída de Beto Borges, indicação do PT, da Secretaria de Administração.
O dirigente petista alegou que vai convocar os companheiros para avaliar essa nova guinada nas hostes do governo comunista em Juazeiro. (Font  Geraldo  José)